SOBRE O TCC
O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é uma etapa fundamental para a obtenção do diploma de graduação, de acordo com diretrizes estabelecidas pelo MEC.

O formato e o fundamento do TCC (bem como sua própria nomenclatura) variam de acordo com as áreas de conhecimento e os cursos a que se referem, e na estrutura curricular brasileira ele possui papel de destaque.

O TCC refere-se a todo tipo de trabalho exigido ao término de um curso de Graduação. Pode ser elaborado em formato de Monografia ou Artigo Científico, ou ainda, em formatos específicos para a área à qual se refira (Projetos Experimentais). Busca efetuar uma avaliação final dos graduandos evidenciando a diversidade dos aspectos que compõem sua formação universitária.

A utilização do termo monografia designa um tipo de trabalho que é exigido durante a realização dos cursos de graduação como parte do processo didático do estudante, além de sua formação científica, guiando o aluno a procurar nas diversas e devidas fontes, os vários elementos que complementam os conhecimentos adquiridos durante o curso.

"A característica essencial da monografia é a forma de estudo de um tema (unicidade) delimitado, uma atualidade e originalidade acompanhada de uma contribuição importante para ampliação do conhecimento específico" (OLIVEIRA, 2001, p. 236). Para efeitos práticos, entendemos que a Monografia seja mais extensa, composta por capítulos subsequentes, com base numa dissertação mais exaustiva de um tema.

O termo Artigo Científico pode ser conceituado como um relato analítico que apresenta informações atualizadas sobre um tema, resultante de estudo desenvolvido através de uma pesquisa, tendo como objetivo a divulgação dos resultados obtidos no estudo realizado. Trata-se de um trabalho mais conciso, em relação à monografia, com caráter de divulgação de resultados obtidos na pesquisa realizada.